4 Estratégias para ajudar o idoso a aceitar o cuidador

Uma das dicas para ajudar o idoso a aceitar o cuidador é fazer a transição aos poucos; Confira todas as recomendações preparadas pela equipe Health Senior

Cuidador auxiliando um homem idoso em sua casa (Foto: Pixelshot)
Cuidador auxiliando um homem idoso em sua casa (Foto: Pixelshot)


Nem sempre é fácil fazer o idoso aceitar que precisa da ajuda de um cuidador, especialmente alguém que não pertence à família. Muitas vezes, ele se torna resistente por encarar o fato como um sinal de incapacidade ou perda de sua independência.

Para ajudar a pessoa nesse processo de aceitação, é fundamental que os familiares conversem bastante com ele a respeito da decisão de ter alguém especializado o acompanhando no dia a dia. “A chave para o idosos aceitar um cuidador é a paciência, a conversa franca, o carinho e o respeito aos seus sentimentos tanto por parte da família quanto do cuidador”, explica Graciane Duarte, enfermeira especializada em Geriatria e fundadora da Health Senior

Ela e a equipe da empresa elencaram algumas dicas para ajudar o idoso no processo de adaptação, de forma que ele se sinta ouvido e respeitado durante todo o processo.

1. Envolva o idoso na decisão

Além de conversar bastante com a pessoa a respeito da necessidade de ter alguém para auxiliá-lo, ouça suas inseguranças e deixe-o participar da entrevista para a escolha do perfil do cuidador.

2. Explique os benefícios de ter a companhia de um cuidador

Deixe claro para o idoso que cuidar dele não é um fardo e que o cuidador é alguém que amplia a rede de apoio e dá suporte também para a família. A presença dele irá ajudá-lo a manter sua autonomia  de forma segura e no conforto do seu lar.

+ Queda de idosos: saiba por que é tão importante evitá-las e 12 dicas de prevenção
+ 4 sinais para avaliar se o seu familiar idoso pode continuar morando sozinho

3.Respeite a autonomia e as preferências do idoso

Explique ao idoso que ele manterá o máximo de sua  independência. O cuidador é alguém que está lá para apoiá-lo, não para controlá-lo ou ser uma “babá”.  Incentive o idoso a continuar fazendo as atividades que consegue e a tomar decisões sobre sua rotina.

4. Faça a introdução do cuidador gradualmente na rotina do idoso 

Introduza o cuidador na rotina do idoso aos poucos. No início, o cuidador pode visitá-lo por períodos mais curtos ou em alguns dias da semana  para acompanhá-lo nas atividades que ele mais gosta, como passear ao ar livre, cozinhar, ir ao encontro de amigos e familiares.

Todas essas estratégias são usadas pelo time da Health Senior, que presta total suporte e orientação para as famílias durante o processo de transição. Para saber mais entre em contato conosco para conhecer mais sobre a empresa e nosso trabalho.

Fale conosco

Se você tem interesse em nossos planos ou tem alguma dúvida, entre em contato conosco.