Queda de idosos: saiba por que é tão importante evitá-las e 12 dicas de prevenção

As quedas estão entre as principais causas de mortalidade entre idosos no Brasil; Confira dicas de prevenção para garantir a longevidade e qualidade de vida de pessoas com mais de 65 anos.

Imagem mostra homem idoso caído ao lado de uma bengala, sendo amparado por uma cuidadora.

Cair faz parte da vida, mas na terceira idade, é fundamental estarmos atentos e evitar até pequenos tropeços, pois as consequências de uma queda para uma pessoa idosa pode ser graves. Segundo dados do Ministério da Saúde, as quedas de idosos estão entre as principais causas de mortalidade entre pessoas com mais de 65 anos no Brasil. Além disso, 70% desses acidentes ocorrem dentro de casa, durante atividades cotidianas. E mesmo quando não há um desfecho extremo, podem causar fraturas e complicações graves, que levam a hospitalizações e sequelas que podem limitar a mobilidade, autonomia e a qualidade de vida do idoso.

“A fraturas ocasionadas por quedas são responsáveis por aproximadamente 70% das mortes acidentais em pessoas com mais de 75 anos.”

Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia,

“São situações rotineiras e banais que podem levar idosos a uma queda com consequências debilitantes. Muitas vezes, é um pequeno desnível no chão ou um tropeço no próprio chinelo que leva a uma fratura grave. As fraturas dos membros inferiores e de quadril, por exemplo, que demandam um grande tempo de imobilidade e recuperação, podem ter sequelas e reduzir a autonomia da pessoa, prejudicando sua qualidade de vida”, explica Graciane Duarte, enfermeira especializada em Geriatria e fundadora da Health Senior Cuidadores.

Além de lesões físicas, Graciane Duarte também cita as importância das consequências psicológicas e sociais de acidentes mais graves. “Muitos idosos ficam com medo de cair de novo. Ficam mais inseguros, começam a se movimentar menos e sair menos de casa, comportamentos que acabam afetando sua autonomia”, explica.

Diante do avanço do envelhecimento da população mundial e brasileira, o alerta para os riscos de quedas de idosos não é um exagero. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 35% das pessoas no mundo todo com 65 anos ou mais caem a cada ano. O risco aumenta com o avançar da idade. Na faixa etária acima dos 70 anos, esse índice pode chegar a 42%.

Todos esses dados reforçam que, apesar de ser um evento comum, suas consequências podem ser graves e minar a expectativa e qualidade de vida das pessoas. Por isso, a importância de ações e políticas públicas que priorizem a prevenção desses eventos.

Por que caímos mais com o envelhecimento?

Com o envelhecimento, nosso corpo passa por diversas mudanças que aumentam o risco de quedas e lesões. A diminuição da massa e força muscular, a osteoporose, arritmias cardíacas, alterações neurológicas, problemas de audição e visão, e doenças reumáticas são fatores que contribuem para aumentar esse risco.

12 dicas de como evitar a queda de idosos em casa

Para reduzir as chances de queda de idosos e suas possíveis consequências, especialistas sugerem a adoção de medidas tanto para a organização do espaço físico quanto de alguns hábitos. Confira as principais dicas:

  1. Fazer atividades físicas regularmente: ajuda a reduzir a perda de massa muscular e óssea, além de melhorar o equilíbrio.
  2. Manter em dia os exames de visão e audição: o tratamento de alguns problemas relacionados à visão e audição pode evitar quedas.
  3. Níveis de cálcio e vitamina D: ficar atento à ingestão correta de cálcio e vitamina D. 
  4. Usar sapatos com sola antiderrapante: isso ajuda a melhorar a aderência ao chão.
  5. Evitar tapetes soltos: prefira tapetes antiderrapantes e emborrachados para reduzir o risco de escorregões.
  6. Instalar barras de apoio: coloque-as nos banheiros, tanto no box quanto próximo ao vaso sanitário.
  7. Organizar os móveis: mantenha uma boa área de circulação e caminhos livres de obstáculos.
  8. Ter um abajur ou interruptor de luz próximo à cama: isso evita a necessidade de se deslocar no escuro.
  9. Manter o chão livre de objetos: não deixe itens no caminho para evitar tropeços.
  10. Evitar móveis baixos e sem apoio de braço: eles podem ser difíceis de usar e aumentar o risco de quedas.
  11. Armazenar itens na cozinha de forma acessível: coloque comida e utensílios em locais de fácil alcance.
  12. Não deixar os idosos sozinhos por longos períodos: especialmente aqueles com dificuldades de locomoção.

Idosos que vivem sozinhos têm maior risco de quedas

Estudos apontam que idosos que vivem sozinhos têm maior risco de quedas, muitas vezes devido à ausência de alguém para auxiliar em tarefas, levando-os a tentar realizar tudo sozinhos. Os cuidados com a organização e adaptações no ambiente físico da casa, nesses casos e principalmente com idosos acima de 80 anos, são fundamentais.

No caso de famílias que não moram próximas de seus parentes idosos e não têm uma rede de apoio familiar, contar com a ajuda de cuidadores de idosos profissionais pode ser uma solução.

Na Health Senior, nossos cuidadores são treinados para minimizar o risco de acidentes em domicílios e oferecem assistência completa a pacientes em recuperação após cirurgias ou lesões.

Se você ou alguém que você conhece precisa de ajuda em qualquer uma dessas situações, entre em contato conosco e conheça nossos planos de cuidado. Prevenir é a melhor solução para garantir a segurança e o bem-estar de quem você ama.

Fale conosco

Se você tem interesse em nossos planos ou tem alguma dúvida, entre em contato conosco.